A prática do Home Office e como isso tem se instalado no Brasil

Cada vez mais tem se tornado cômodo a prática do home office, muitas empresas têm aderido a esse costume e os resultados não estão sendo ruins. A mentalidade de que trabalhar em casa é a mesma coisa que não fazer nada tem sido substituída por outras maneiras de se pensar sobre o assunto, já que muitas pessoas acreditam ser mais produtivas fazendo home office do que indo ao local de trabalho, isso se deve ao fato de que não há distrações e o serviço é feito de forma rápida. Veja que isso não se aplica a qualquer setor e nem a qualquer um, é preciso ter muita disciplina para não se perder no caminho da cozinha à mesa de trabalho e acabar caindo na cama “sem querer”.
Existem muitas profissões que já são automaticamente Home Office, como freelancers ou profissionais liberais, mas para a consultora Marina Sell Brik não é impossível que esta prática se expanda para outros ambientes de trabalho. Ela apresenta pontos importantes sobre o assunto, cita uma maturidade profissional baseada na confiança, e têm se instalado nas empresas e na mente do trabalhador quando o serviço é feito e entregue no prazo certo e de maneira eficiente, fica muito mais fácil e prazeroso de lidar com o dia a dia de trabalho, e assim criar um equilíbrio entre vida profissional x vida pessoal.
Marina cita algumas dicas relevantes para que o Home Office optativo possa se instalar de vez no cotidiano, dentre elas, ter um lugar específico para o local de trabalho é uma das principais, já que nele não terá distrações e conversas paralelas, e é importante lembrar que todos da casa devem estar cientes disso. Criar rituais de trabalho que seriam feitos no dia a dia na empresa também ajudam, como levar a garrafinha e a bolsa até a mesa. Em relação a vestimenta, também é importante não colocar pijama na hora do expediente, para assim entrar no ritmo de trabalho. Mas o mais importante de tudo, saiba separar as “duas vidas” dentro de casa, ter momentos pessoais com a família é importante, não prolongue as horas de trabalho simplesmente por já estar no conforto de casa.

Os comentários estão encerrados.

Dúvidas? Confira nosso FAQ