Assistentes virtuais serão a próxima tendência do varejo

Segundo especialistas, a próxima tendência do varejo será a realização de compras através do uso de assistentes virtuais, sendo possível escolher produtos e métodos de entrega pelos comandos de voz.

No Brasil, essa tendência chegará mais tarde, já que assistentes de voz ainda não são vendidos por aqui. Porém, por todo o mundo, já foram vendidos mais de 100 milhões aparelhos com a Alexa, a assistente da Amazon. Portanto, em breve, os assistentes de voz serão comuns no nosso país, devido a facilidade que eles proporcionam.

Esta praticidade já é encontrada nos aplicativos em smartphones e tablets, e está em ascensão. Em pesquisa recente realizada pela Ebit, os resultados apontaram que as compras realizadas em dispositivos móveis cresceram 41% de 2017 a 2018. Além disso, a cada 10 pedidos realizados em e-commerce, quatro foram feitos através de aplicativos, em 2018.

Os assistentes virtuais desempenham trabalhos como colocar músicas, marcar compromissos em agendas, enviar mensagens. Todas essas tarefas são realizadas no celular. Deste modo, nada mais normal que os assistentes virtuais também realizem compras assim que solicitados através de um comando de voz do usuário.

Estudos de tendências do varejo preveem que no futuro haverão diversos assistentes dentro da casa das pessoas. Um na cozinha para ligar aparelhos e passar receitas, outro no quarto para fazer ligações, tocar música, acender e apagar a luz, além de um no carro para que não seja necessário parar de dirigir para fazer telefonemas ou trocar a música.

Em abril de 2019, o Walmart se tornou parceiro do Google nos Estados Unidos. O objetivo da parceria é competir com a Amazon e suas lojas tecnológicas trazendo praticidade ao consumidor na rede Walmart. A rede norte americana criou seu próprio assistente de voz que funciona em cima da plataforma do Google Assistant. Assim, o consumidor apenas diz em voz alta os produtos que deseja. Ao final, só é necessário escolher se prefere retirar os produtos em uma unidade do hipermercado ou se querem fazer a compra online. O assistente está disponível em smartphones e smartwatches.

Fonte: Mercado&Consumo

Os comentários estão encerrados.

Dúvidas? Confira nosso FAQ