Como economizar água e evitar o desperdício

Como economizar água e evitar o desperdício

Com as transformações no clima e a falta de chuvas, os recursos naturais como a água limpa estão cada dia mais escassos e exorbitantes. Por isso, saber como economizar água, no dia a dia, pode ajudar e muito o planeta e as contas no fim do mês.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) 40% da população do planeta já sente com a falta de água e há uma suspeita que esse cenário agrave ainda mais em 2050. Por isso consumir de forma inteligente é indispensável. Confira neste post algumas dicas de como economizar água e evitar o desperdício.

Como economizar água no banho?

Corrija o tempo no chuveiro para economizar água. Comece limitando em 5 minutos o seu banho diário, segundo dados do Instituto Akatu, você pode economizar em média 25 litros de água com esta básica medida. Se todos da sua família abraçarem a prática você terá uma economia de água mínima de 15 mil litros, para um grupo de 4 pessoas.

Como economizar água na lavanderia?

Uma das maneiras de economizar água em casa é minimizar a regularidade que você lava a roupa, pois a cada ciclo de lavagem a lavadora gasta em média 145 litros de água. Você também pode usufruir da água do enxágue da máquina para lavar o quintal ou o carro, por exemplo. Desta maneira você evita a perda de água e ainda poupa dinheiro.

Carro sujo? A lavagem a seco é uma forma de economizar água

Desperdício de água

O processo de lavagem a seco não deixa que você gaste muita água à toa. O carro deve estar com a lataria fria. Antes de começar faça também o preparo do produto, a maioria vem concentrado e você precisa diluir o produto na quantidade recomendada de água.
O processo de lavagem a seco de carros é dividido em 4 etapas:

  1. Aplique uma quantidade suficiente de produto sobre a área a ser lavada. Nem demais nem de menos, a quantidade exata vai depender do quão sujo está o carro;
  2. Espalhe o produto em movimentos circulares com a ajuda de um pano de microfibra;
  3. Com outro pano, limpo, remova o excesso do produto;
  4. Por fim, com um terceiro pano limpo você faz o polimento e acabamento.
Feche a torneira para evitar o desperdício de água

Desperdício de água

Feche a torneira durante o tempo em que você ensaboa a louça. A mesma medida vale para quem está escovando os dentes.

Outra maneira de economizar água e evitar o desperdício é instalar um redutor de vazão ou arejador na torneira da cozinha, que diminui a vazão e consumo de água em quase 50%.

Assegure-se que a torneira não está pingando. Segundo o Instituto Akatu o pinga-pinga de uma torneira pode causar um desperdício de mais de 16 mil litros de água, em um ano.

Opte pelo consumo consciente

Economizar água é uma questão de hábito e por isso é muito importante introduzir estas pequenas mudanças de no seu cotidiano. Vale lembrar que é a água que promove a vida no planeta e por isso necessitamos usá-la de maneira consciente.

Os comentários estão encerrados.

Dúvidas? Confira nosso FAQ