Posicionamento de marca e a sua importância

Posicionamento de marca e a sua importância

Para quem deseja fortalecer ou elaborar o posicionamento da marca, precisa saber que lugar sua empresa ocupa na mente do consumidor. Para conseguir isso, é preciso desenvolver estratégias para fortalecer a imagem da marca perante os consumidores e possíveis clientes. É importante saber que, os valores da sua empresa devem estar diretamente associados à imagem da marca, que devem possuir alma e essência, sendo independente de valores e concorrentes. Mostrar os princípios e os valores da empresa, demonstra a transparência e cria um relacionamento com o consumidor.

Durante a estratégia de posionamento de marca, é imprescindível criar um vínculo positivo ao produto ou serviço, essa associação não é feita por meio de descontos e brines, mas por meio de sentimentos abstratos como a satisfação, bem-estar, confiança, entre outros

Próximo passo: Branding

O branding é a gestão de uma marca, com o objetivo de tornar-la mais conhecida, desejada e positiva na mente e coração dos consumidores. A construção do branding é algo relativo e é um conjunto de ações cujo resultado final seria uma marca forte e consolidada.

O que é marca?

Tudo aquilo que remete ao princípio da empresa e de seus fundadores, podendo ser o logotipo, o símbolo, conceitos visuais, etc. O valor de uma marca é algo totalmente abstrato, todo o trabalho que foi construído ao longo do tempo e aquilo que está na mente dos consumidores.

Com mais destaque e diferenciação no mercado, a marca atrai novos clientes e fideliza os já existentes. Isso acontece porque, geralmente, o branding da marca é feito entre uma segmentação menor de pessoas, ou seja: a campanha de posicionamento será direcionada para um público qualificado, de acordo com a segmentação da sua marca.

Diferencial

Saber o diferenvcial do seu produto ou serviço não precisa estar necessariamente atrelado a uma característica do produto ou serviço, por isso é preciso analisar e identifica-lo para oferecer aos seus consumidores. Crie uma marca consistente e que tenha personalidade. O posicionamento de marca é um passo muito importante para a evolução da sua empresa. A estratégia de posicionamento é a base de sustentação da comunicação corporativa.

Erros comuns

– Focar apenas na inovação: existem outros valores que dependendo do perfil do cliente, também são valorizados como a acessibilidade, serviçoes agregagos e a segurança passada pela marca.
– Olhar apenas para dentro (o que temos para oferecer), sem entender quais são as necessidades do público e o que ele valoriza na hora da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dúvidas? Confira nosso FAQ