Truques eficientes na hora de cozinhar

Truques eficientes na hora de cozinhar

Todos que cozinham, por prazer ou por obrigação, sabem que existem muitos truques para vários tipos de situação. Assim evita que você perca seus ingredientes caso erre a mão ou para poupar tempo. Confira os dez truques mais interessantes que selecionamos pra você:

Cebola sem lágrimas

Para acabar com a choradeira ao cortar a cebola, é bem simples: Deixe-a de molho em água fria por meia hora antes de picá-las, se você conseguir cortar dentro da tigela com água, melhor ainda. Se não, invista então em um afiador de facas. Quando picamos a cebola com lâminas cegas, acabamos “espremendo” a cebola ao invés de cortar. Isso acaba liberando o componente lacrimogêneo do ingrediente com ainda mais força.

Cheiro de alho nas mãos

alho-truques-eficientes-para-a-cozinhar

Um truque aparentemente sem sentido, ajuda a se livrar do aroma desagradável: esfregar uma colher de inox nas mãos após picar o ingrediente. Depois, é só lavar com água e sabão. Há quem sugira também esfregar a casca de um limão para remover o cheiro.

Recuperar molho salgado? Batata!

Batata-truques-eficientes-para-a-cozinhar

Se você colocou muito sal no molho e não está dando nem para experimentar, não jogue fora: Adicione fatias de batata crua ao molho que absorve o excesso de sal. Depois que a batata tiver macia, retire-a e experimente o molho.

Chantilly firme

Chantilly-truques-eficientes-para-a-cozinhar

Para ter um Chantilly caseiro com consistência, deixe por 15 minutos os batedores e a tigela da batedeira dentro da geladeira. O creme de leite fresco também deve ser mantido na geladeira até o momento do preparo, o mais gelado possível.

Ovo podre?

ovo--truques-eficientes-para-a-cozinhar

Antes de colocar ovo podre na sua receita e estraga-la ou deixar aquele cheiro em tudo, simplesmente pegue uma tigela com água e ponha o ovo. Se ele flutuar significa que está podre. O ovo fresco afunda na tigela e permanece na horizontal.

Óleo quente

-truques-eficientes-para-a-cozinhar-

Se você não tem termômetro e está com dúvidas se o óleo chegou no ponto, coloque uma colher de pau dentro da panela. Se começar a surgir bolhas ao redor, o óleo está pronto para ser utilizado.

Arroz solto

Arroz-truques-eficientes-para-a-cozinhar-

Na hora de refogar, coloque apenas um fiozinho de óleo e quando ele começar a estalar, coloque a água: Adicione algumas gotas de limão ou vinagre na água do preparo, uma colher de sobremesa do suco para cada duas xícaras de arroz.

Omelete fofa

Omelete-truques-eficientes-para-a-cozinhar-

Bata a gema e a clara de forma separada, depois você mistura as duas. Assim a clara se enche de ar, criando aquela textura macia. Você também pode adicionar uma colher de sobremesa na omelete para que ela não fique aerada.

Aproveitar o limão

Limao-truques-eficientes-para-a-cozinha-

Para conseguir aproveitar o suco do limão, antes de cortar aperte a fruta contra uma mesa e leve ao microondas por alguns segundos, assim amolece as fibras e facilita na hora de espremer.

Tirar a pele do tomate

Tomate-truques eficientes para a cozinha

Faça um corte em formato de “X” na parte inferior da fruta. Mergulhe o tomate em água fervente por 10 segundos. Espere esfriar e quando puxar, ela se soltará de forma fácil. Você também pode espetar o tomate com um garfo, segure-o acima da chama do fogão até a pele começar a soltar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dúvidas? Confira nosso FAQ