5 Tecnologias indispensáveis para o Varejo

Tecnologias indispensáveis para o Varejo

5 Tecnologias indispensáveis para o Varejo

Com o avanço da tecnologia, as redes de varejo começaram a se preocupar em como as novas ferramentas podem agregar e digitalizar seus negócios. O papel do universo digital no cenário global de gestão de compras, empreendem no mercado físico e como os consumidores interagem com as marcas. Na visão de especialistas, segue as cinco tecnologias principais para o gerenciamento do varejo:

 

• Big Data:

É praticamente impossível juntar todos os dados que acontecem no seu varejo à mão, como e-mails do SAC, relatórios de vendas, planejamento estratégico de toda a história da empresa, todas as ações de marketing já realizadas..etc. Para tabular, cruzar, tratar e otimizar toda essa infinidade de dados é necessário recursos mais desenvolvidos, com Big Data o gestor possui uma visão de 360° de todas as oportunidades para seu negócio.

• Multicanalidade:

Oferecer diversos canais de interação do varejo com o consumidor não é mais uma opção, é uma realidade. É fundamental ser capaz de atender os clientes por meio de chat, telefone, e-mail e redes sociais. Com o poder de compra nas mãos do cliente, o varejo terá que acompanhar o movimento multicanal. Quem conseguir integrar corretamente os canais e as equipes de vendas terá uma grande oportunidade nas mãos. O cliente que compra online e off-line é o mais valioso para o seu negócio, pois segundo o IDC (2015), eles contam com um valor de vida útil 30% mais alto do que os que compram apenas em um canal.

• Inteligência artificial:

A empresa Shelfpix por exemplo, com foco em tecnologia para o varejo e para a indústria de alimentos, bebidas, farmacêutica, etc. fornece uma tecnologia para medição automática de execução e gôndola por reconhecimento digital de imagens. É destinada para definir o espaço de um produto nas prateleiras de supermercados e a velocidade que é posto. Com uma rede neural própria, torna a operação no ponto de venda mais fácil, ágil e competitiva para a Indústria. Além desse exemplos, existem outras opções para o varejista, como interfaces que atualizam de uma vez os preços dos produtos nas prateleiras.

• Controle inteligente de estoque:

Possuir controle em tempo real de todos os produtos em estoque em todas as unidades de uma rede varejista é fundamental para conseguir eficiência e agilidade. A fabricante de camisetas Piticas, que possui mais de 300 pontos de vendas, entre lojas e franquias, utiliza uma tecnologia avançada de RFID para realizar esse controle. A inovação ajuda o franqueado a controlar melhor seus estoques, fazer pedidos automáticos e gerir seu negócio com maior precisão e facilidade. Por meio da ferramenta, é possível descobrir informações como código, cor, tamanho, localização do item nas prateleiras, e fazer check-out automático por meio de sensores.

• Pagamentos disruptivos

Além dos modelos de máquina POS e TEF, já conhecidos pelos lojistas nos meios de pagamento, as novas tecnologias, como as maquininhas para dispositivos móveis, terminais que realizam transações por aproximação (contactless) e carteiras digitais mostram-se tendências pela inovação e disponibilidade, fundamentais para a experiência do consumidor, avalia Augusto Lins, diretor da Stone, especializada em adquirência de cartões de crédito e débito. “Além disso, o e-commerce já começa a aceitar criptomoedas, como as bitcoins, portanto, é possível que em breve a novidade chegue também ao ambiente físico”, complementa.

Compartilhe o melhor site de promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Confira nosso FAQ