Compras online: vantagens e desvantagens

As compras online ganharam muita força no ano passado devido a pandemia do coronavírus. Há quem ainda prefira a experiência de ir até a loja física e escolher pessoalmente os produtos, mas muita gente prefere comprar online. Afinal, quais são os pros e contras de fazer compras pela internet?

A comodidade de comprar online é uma das maiores vantagens, basta acesso à internet e é possível realizar a compra em qualquer lugar e a qualquer horário, e no final, o artigo é entregue na sua casa. O mesmo artigo encontrado na loja física, pode ter preço mais baixo online, pois o cliente compra sem a inflação excessiva, pelo preço real do produto. Várias lojas online oferecem códigos promocionais que concedem de 5% a 50% de desconto ao cliente. Além disso, é mais fácil de comparar preços. Outro ponto positivo é o fato de poder pesquisar a reputação do site, para saber se cumpre o que promete, e também, é possível ver feedbacks de outros compradores.

Ao fazer uma compra online, é importante manter em mente o frete, que nada mais é do que uma taxa de entrega, ou seja, um custo a mais na hora da compra. Se o produto for importado, fique atento aos impostos cobrados. O principal ponto negativo relatado pelos consumidores, é o tempo de espera para receber o produto. O artigo pode demorar vários dias para chegar até a sua casa, ou até mesmo extraviar-se. Caso não haja um seguro entrega no e-commerce e a encomenda se perder no sistema dos Correios, o consumidor pode sair no prejuízo. Por fim, quando se compra online, não tem como ter certeza sobre a qualidade do produto, por isso é importante atentar-se à política de devolução da loja.

Antes de realizar uma compra online, não se esqueça de pesquisar antes sobre a loja, para ter certeza de que é um site seguro e que as encomendas chegam em bom estado!

Os comentários estão encerrados.

Dúvidas? Confira nosso FAQ