Comunicação no Ponto de Venda

O ponto de venda, ou PDV, é o local ou meio no qual a marca entra em contato com o seu consumidor para uma troca direta do seu produto ou serviço. Uma pesquisa da Nielsen afirma que 70% das decisões de compras são realizadas no PDV. Por isso a comunicação dentro da loja é importante, a sinalização ajuda na orientação do consumidor dentro do espaço comercial e, assim, estimula o fluxo para zonas menos favorecidas da loja.

A comunicação no ponto de venda atua também na percepção dos indivíduos em relação a marca, já que contribuem na criação de uma imagem e na posição da insígnia na memória do consumidor. Dessa forma, a comunicação no PDV torna-se um fator decisivo para estimular o consumo de produtos e marcas, consequentemente, aumentando as vendas de um negócio

O estímulo no PDV se dá início pela sua fachada, podendo se estender até o estacionamento, chegar ao interior da loja, passar pelo atendimento e ir até o atendimento pós-compra. Desta maneira, é perceptível que a experiência de compra está relacionada com todas as formas de contato do cliente com a empresa. Assim, o varejista deve estar atento às estratégias de marketing relacionadas à localização do PDV, ao layout e à exposição do produto, de tal forma que o cliente tenha uma boa percepção sobre sua experiência e processo de compra no PDV. Além disso, é importante pensar estrategicamente na divulgação externa do negócio, como fachadas e vitrines, divulgação interna por meio de materiais de PDV, iluminação, cores, texturas, aromas, demonstrações de produtos e interação do colaborador com os clientes.

As principais vantagens de se investir nessa estratégia são: menor custo nos investimentos de marketing; redução da taxa de churn de clientes; criação de empatia com os seus clientes; e valorização da imagem da empresa. Todos reconhecem que a comunicação de PDV é relevante na tomada de decisão do consumidor. O varejo e a indústria investem muito nisso, e é essencial que esta comunicação seja planejada, mensurada e monitorada. Ao ser mensurada, o varejo passa a se apropriar do que comunica, e consequentemente, executa uma estratégia melhor. Ao ser monitorada de maneira produtiva, a loja consegue executar a comunicação com maior agilidade e facilidade.

Os comentários estão encerrados.

Dúvidas? Confira nosso FAQ