Diversas restrições de circulação de pessoas e funcionamento de comércio físicos foram impostas com a pandemia do Covid-19, e com isso mais de 150 mil lojas virtuais foram abertas no Brasil durante o segundo e terceiro trimestres de 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Com isso, muitos novos empreendedores que desejam abrir um comércio, têm dúvidas sobre qual caminho seguir: e-commerce ou marketplace? O e-commerce é a venda feita pela internet, na qual não há um intermediário para a transação, ou seja, toda a negociação é feita entre o vendedor e o comprador. Com esta alternativa, o empreendedor é o responsável pela criação, design e identidade da marca e do site, além das formas de pagamentos, logística, investimentos e riscos financeiros. O que apesar de não ser fácil, acaba sendo um ponto positivo, pois a plataforma é exclusiva da marca. Claro que com esta escolha, também existem preocupações, sendo a maior delas o número de acesso, pois se o público não conhece a loja, não haverá acessos nem vendas. Para isso, muitos optam pelas ações de marketing digital, melhorando assim, o posicionamento nos sites de vendas.

Já no marketplace, apesar de também ser um ambiente virtual de venda de produtos, diferentes fornecedores podem vender no mesmo local, sendo o número de vendedores a principal diferença entre e-commerce e marketplace. Com esta alternativa, será cobrada uma taxa para cada venda realizada, sendo esta a maneira que a empresa que gerencia o marketplace lucra. Seus benefícios incluem a visibilidade, pelo fato de estas lojas terem grande posicionamento em sites de busca, a redução de custos com formas de pagamento, estruturas do site e posicionamento com ações de marketing, além de a retenção do cliente na loja ser muito maior, pelo fato de ser mais prático realizar várias compras no mesmo site com a mesma forma de pagamento.

O mercado está repleto de oportunidades, não existe certo ou errado. O melhor a se fazer é estudar para entender o mercado e analisar as opções para poder escolher a plataforma ideal para sua empresa.

Os comentários estão encerrados.

Dúvidas? Confira nosso FAQ