A experiência de compra é o conjunto de percepções que os clientes recebem durante todo o processo de compra de um produto ou serviço, o que inclui a fase de pesquisa, a compra em si e até a relação pós-venda. Tais percepções compõem a impressão ou a imagem que o cliente tem da loja, e determinam, por exemplo, se o cliente vai comprar mais, se pretende retornar e se vai recomendá-la aos amigos.

Na relação varejo-cliente, todo tipo de interface tem um papel na impressão do consumidor sobre a loja. Cada interação é uma oportunidade de criar uma boa ou ruim, e o saldo final é o que define como foi a experiência. Por isso, é muito importante as marcas saberem o que seus consumidores querem.

De acordo com o Sebrae, 70,8% dos consumidores consideram o preço um dos cinco fatores que mais influenciam na decisão de compra, 52,3% começam sua pesquisa de compras em lojas tradicionais, 50,9% associam melhor experiência de compra aos melhores serviços online, 41,5% preferem comprar em lojas físicas, 36% começas sua pesquisa de compras em sites de lojas, e 29% preferem comprar em lojas virtuais.

Hoje em dia, com o mundo digital é cada vez mais difícil promover a inovação. Porém, diante da alta competitividade no setor varejista, é interessante que as empresas agreguem valor à experiência do consumidor. Atualmente, o básico não é mais o suficiente para conquistar um cliente. Entender quais são as coisas mais valorizadas e procuradas durantes o processo de compra é essencial para gerar boas experiências e até venda.

Nem todas as pessoas procuram exatamente a mesma coisa, mas existem alguns fatores comuns que influenciam a decisão de compra do consumidor e proporcionam uma vantagem competitiva para o negócio, que são: comprometimento, bom atendimento, ir além do combinado, valores sociais, atendimento ágil e eficaz, atenção às reclamações, sinceridade e comprometimento dos colaboradores.

Além de investir em estratégia para melhorar a experiência dos consumidores, é importante também, saber se tal estratégia está trazendo bons resultados. Por isso, é importante também investir em algum modo de pesquisa de satisfação, que é um meio simples de descobrir o que o cliente pensa sobre a empresa e identificar os pontos que precisam de melhora.

Os comentários estão encerrados.

Dúvidas? Confira nosso FAQ