Importância do varejo na economia

O varejo é toda atividade econômica da venda de um bem ou serviço para o consumidor final, ou seja, uma transação entre um CNPJ e um CPF. Nas últimas décadas ganhou destaque devido a sua posição estratégica na distribuição de produtos e serviços e à sua proximidade junto aos consumidores finais.

O varejo possui um papel fundamental para a economia brasileira. O estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira” realizado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) diz que em 2019, o crescimento do Varejo Restrito (varejo de bens de consumo, exceto veículos e materiais de construção) foi de 1,8%, contra 1,1% do PIB nacional. Movimentando R$ 1,4 trilhão, o Varejo Restrito equivale a 19,24 do PIB. Já o Varejo Ampliado (varejo de bens de consumo, incluindo veículos e materiais de construção) alcançou R$ 1,91 trilhão em 2019, com crescimento real de 3,9%, e representa 26,2% do PIB. Além disso, o varejo emprega cerca de 26% dos trabalhadores com carteira assinada no Brasil, ou seja, mais de 8,5 milhões de pessoas.

Apesar de esses dados serem de 2019, foi analisado também o impacto do coronavírus sobre os negócios. Por conta da pandemia, o cenário do varejo no ano passado foi completamente diferente do ano anterior. O ano de 2020 teve uma aceleração do desempenho no segundo semestre e trouxe expectativas positivas, que foram impactadas pelo Covid-19. O presidente da SBVC, Eduardo Terra, afirma que ainda é impossível fazer previsões sólidas sobre como o setor sairá deste momento, mas é certo que a transformação digital dos negócios ganhou um forte impulso e que o comportamento dos consumidores mudará, gerando um novo ciclo de desafios e oportunidades.

De acordo com a SBVC, as principais entidades que representam o varejo nacional contribuíram com a formulação dos conceitos, definições e classificações, trazendo para o estudo seus dados e estatísticas. O estudo levou em consideração os números e levantamentos das entidades representativas dos seguintes segmentos: Franchising, Shopping Centers, Hiper e Supermercados, Bares e Restaurantes, E-commerce, Material de Construção, Farmácias e Drogarias, Livrarias, Perfumarias e Pet Shops.

Os comentários estão encerrados.

Dúvidas? Confira nosso FAQ