Devido a pandemia o consumidor aprendeu muito sobre o meio digital, como pesquisar informações sobre produtos ou serviços, e realizar suas compras em qualquer canal segundo a sua conveniência e necessidade.

Um estudo global realizado pela GFK, denominado Future Buy Latam 2020, demonstra que os latinos (Brasil, México e Argentina) já percorrem uma jornada figital na busca por produtos em quatro segmentos distintos, como: tecnologia (42%), cosméticos (37%), produtos para casa (40%) e bens de consumo não duráveis (69%). 

A jornada figital foi mais rápida em 2020 em por causa da pandemia e abriu caminho para alternativas de canais e formatos de lojas que possibilitam o acesso a bens e serviços em qualquer lugar a qualquer hora, dentre eles: o WhatsApp, o social selling, a venda por afiliação, , aplicativos de varejo, last mile, etc. Percebe-se um grande esforço das empresas no sentido de promover a integração omnichannel colocando o consumidor no centro desse processo.

A resinificação do varejo físico demonstra sua resiliência e incrível adaptação aos novos tempos. 

Os consumidores estão mais exigentes, anseiam ao mesmo tempo por conveniência e segurança, caminham na jornada figital de acordo com suas necessidades e desejos. Portanto, está mais complexo para quem vende gerenciar a complexidade nos múltiplos canais e impactar os consumidores nos diversos touchpoints.

Os comentários estão encerrados.

Dúvidas? Confira nosso FAQ