Quais as expectativas da população idosa?

Novo estilo de vida para a terceira idade.

O Brasil está envelhecendo. Com menos nascimentos e melhoria na qualidade de vida da terceira idade fazem que a expectativa de vida aumente numa escala global.

No Brasil, o processo é ainda mais acelerado. Em 2030, a população terá mais pessoas com 60+ do que crianças, entre os 10 anos . A medida que a população vai amadurecendo aumenta a curiosidade sobre a expectativa de vida da própria classe.

Para entender como os idosos enxergam essa nova fase de vida, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) realizaram uma pesquisa, em todas as capitais, com a população acima dos 60 anos. O levantamento revela que em cada dez entrevistados, oito (82%) encaram a terceira idade de forma positiva e, atribuem, em média, nota oito para o grau de felicidade com o atual momento. Os sentimentos positivos que os entrevistados mais vivenciam nesse estágio de vida são tranquilidade (36%), felicidade (30%), disposição para realizar atividades do dia a dia (22%), independência (20%) e produtividade para manter-se ativos (20%). Há ainda 18% de idosos que se consideram saudáveis e 12% que possuem planos para o futuro.

Isso resultará na melhoria da economia pois terão mais tempo consumir e conhecer o mercado tecnológico. Segundo a pesquisa 68% dos idosos acessam a internet, dos quais 47% costumam ficar conectados todos os dias e 63% possuem smartphone ou notebooks. A terceira idade mostra grande potencial de consumo.Apesar ainda de pouca oferta de produtos adequados ás suas necessidades.


Podemos concluir que a pesquisa demonstra que ao contrário de décadas atrás, pertencer à terceira idade hoje em dia não significa, necessariamente, sentir-se velho. 

Créditos: CNDL

Os comentários estão encerrados.

Dúvidas? Confira nosso FAQ