Tendências tecnológicas para 2021

O uso da tecnologia avançou muito em 2020, devido à pandemia do coronavírus. Todos foram obrigados a usar mais tecnologia para continuar trabalhando, estudando, se comunicando e consumindo. Prestar atenção em tendências é fundamental para a criação de estratégias mais eficientes para empresas.

Uma das tendências tecnológicas para 2021é o 5G, que tem previsão de leilão até a metade do ano. A expectativa é que esta tecnologia promova um salto no avanço das conexões, e com isso, muitas empresas conseguirão manter suas operações com total disponibilidade, quase sem interrupções. O GPT-3 ganhará destaque também em 2021, ele é um modelo de linguagem que gera textos como se uma pessoa tivesse escrito. A expectativa é que este recurso possa alimentar bots para interagirem com clientes, em sites, redes sociais, aplicativos e outros. O PIX foi lançado em 2020, e em seu primeiro mês de operação já movimentou R$ 83 bilhões, e agora em 2021, já é possível perceber um boom nas carteiras digitais, por isso o PIX está ganhando ainda mais reconhecimento. Outra tendência é a Internet of Behaviors (IoB), que é a internet de comportamentos, que surge a partir da captura e utilização de dados dos usuários, e a partir dessas informações as empresas conseguem influenciar o comportamento das pessoas. Por fim, com a criação da Lei Geral de Proteção de Dados, a tendência é que tecnologias sejam criadas para ajudar as empresas a atenderem às regulamentações e os usuários a terem maior autonomia sobre suas informações, o que faz com que as empresas invistam mais em soluções de informática e processamento de dados que garante o uso correto dos dados, além da transferência segura de dados pessoais.

Algumas mudanças vêm apenas de passagem, outras vêm para ficar, por isso, o varejista deve estar sempre atento ao que está acontecendo no universo da tecnologia, para assim, melhorar a gestão de sua empresa e a experiência de compras dos clientes.

Os comentários estão encerrados.

Dúvidas? Confira nosso FAQ