Alta nas vendas de supermercados

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgou que a atividade econômica no país registrou crescimento de 2,3% no primeiro trimestre deste ano, em comparação aos últimos três meses de 2020.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas em supermercados tiveram alta de 7,06% no primeiro trimestre do ano quando comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com o vice-presidente administrativo da Abras, Marcio Milan, com a previsão de abertura da economia conforme o avanço da vacinação, a tendência do setor é manter a estimativa de crescimento de 4,5% nas vendas ao longo de 2021.

“O resultado deste primeiro trimestre reflete o cenário pandêmico consolidado com o fim da MP 936 e a volta ao normal da suspensão de trabalho e redução da jornada, e maior consumo dentro dos lares devido ao avanço da pandemia, com novas restrições de funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais e maior isolamento social. O crescimento de março em relação ao de fevereiro foi impactado pelo efeito calendário, com três dias a mais de consumo”, declara Milan.

Apesar disso, o vice-presidente destacou que já é possível verificar, no mês de maio, um movimento de volta à normalidade do comércio, o que pode, futuramente, levar a revisões na porcentagem estimada para o crescimento das vendas neste ano. “De outro lado, a gente verifica um esforço grande por parte do governo de ampliar e acelerar a vacinação. Sabemos que só com a vacinação mais ampliada a gente consegue garantir a volta do movimento da economia”, afirma.

Os comentários estão encerrados.

Dúvidas? Confira nosso FAQ