Mitos e verdades sobre o chocolate

Mitos e verdades sobre o chocolate

Com o frio vem o incontrolável desejo de comer doce, ou melhor, chocolate. Seja um bolo, um mousse, um chocolate quente, bombons…e por ai vai. Mas não fique triste, existem muitos fatores que nos dão bons motivos para incluir o chocolate no nosso dia a dia:

1. Quanto mais escuro e amargo for o chocolate, melhor?
Verdade. Quanto maior a quantidade de massa de cacau na composição dos chocolates, maiores serão seus benefícios para a saúde. O chocolate acima de 50% de cacau, tem menos açúcares e gorduras saturadas, fatores de risco para obesidade e doenças cardiovasculares

 

2. Chocolate é um alimento funcional?
Verdade – mas somente a versão amarga. Os alimentos funcionais produzem efeitos benéficos para o organismo, além de sua capacidade de nutrir. A versão amarga do chocolate regula algumas funções corporais, uma vez que é composto por maior quantidade de massa de cacau e contém flavonoides, que são poderosos antioxidantes, semelhantes aos descrito no chá, vinho tinto, e várias frutas e vegetais. Os flavonoides são responsáveis sabor amargo do chocolate, porém, apresentam qualidades funcionais importantes, funcionando como um anti-inflamatório para nossos vasos e melhorando nosso sistema imunológico.

3, Chocolate melhora o humor?
Verdade. Outra importante propriedade do chocolate amargo é sua capacidade de estimular substâncias neurotransmissoras no sistema nervoso central, responsável pelo humor e bem-estar. Ele pode ajudar a reduzir aquela irritação da TPM, principalmente na semana que antecede o início do fluxo menstrual.

4. O chocolate amargo não engorda?
Mentira. O chocolate é bem calórico e se for ingerido em grande quantidade pode descontrolar qualquer plano alimentar. Uma quantidade pequena diária de chocolate amargo, em torno de 25g, fornece cerca de 100 kcal. Ótima sugestão para ser ingerido entre as refeições almoço-jantar.

5. Chocolate diet é melhor para quem está de dieta?
Mito. Cuidado com os chocolates “diet”, que podem não conter açúcar, mas, geralmente contém maior quantidade de manteiga de cacau e, portanto, são mais calóricos. Este tipo de chocolate é indicado para diabéticos ou pessoas com restrições ao açúcar.

6. Chocolate branco não possui benefícios para a saúde?
Verdade. O chocolate branco é produzido através de uma mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, como leite e açúcar, e como não possui massa de cacau, enão contém as propriedades encontradas no chocolate preto amargo ou meio amargo. Ainda é mais calórico e rico em gordura saturada.

7. Chocolate causa acne?
Mito. A acne está relacionada principalmente a um desequilíbrio hormonal. Nenhum estudo científico comprovou essa relação até o momento. O que acontece, segundo a especialista e vários estudos, é que alimentos que apresentam alto índice glicêmico podem provocar a piora da acne, assim como o leite. As barras de chocolate, especialmente as que apresentam alto teor lácteo, têm grande quantidade de carboidratos (açúcares refinados), portanto, possuem elevado índice glicêmico”.

8. Comer chocolate diariamente acelera o envelhecimento?
Mito. O que ocorre é exatamente o contrário. O chocolate se encontra em primeiro lugar no ranking de qualidade de antioxidantes, devido a sua riqueza em alguns minerais essenciais (como potássio, magnésio e cobre) e polifenóis,o que lhe garante muitos benefícios para a pele e para a saúde, como a prevenção do envelhecimento precoce e de doenças cardiovasculares.

Receitas light com chocolate

 

Mousse de chocolate light

Para preparar o mousse de chocolate light, basta colocar em banho maria 40 g de chocolate meio amargo e 2 colheres (sopa) de leite desnatado. Em uma vasilha, misture 1 colher (chá) de gelatina em pó sem cor com 4 colheres (sopa) de leite desnatado e deixe hidratar por 1 minuto. Em seguida, adicione a mistura ao chocolate e mexa bem até derreter e ficar homogêneo. Retire do banho maria e acrescente 2 colheres (chá) de adoçante dietético. Bata as claras em neve e misture com o chocolate, mexendo levemente. Coloque em taças e leve à geladeira para gelar. Cada porção tem apenas 50 calorias.

Receita de sorvete de chocolate light caseiro

O sorvete de chocolate light é feito colocando na batedeira 3 gemas de ovos e 1 lata de leite condensado light. Bata até ficar homogêneo. Em seguida, adicione 1 xícara (chá) de cacau em pó sem açúcar e leve a mistura ao fogo até obter um creme. Assim que retirar do fogo, adicione 1 lata de creme de leite light e 4 colheres (sopa) de rum e leve ao congelador até que endureça.

Brigadeiro light simples

Para fazer uma receita de brigadeiro light coloque em uma panela 1 xícara (chá) de leite de amêndoa, 1 colher (sopa) de farinha de arroz e 4 colheres (sopa) de chocolate 70% cacau ralado. Mexa bem, e quando a mistura estiver homogênea, acrescente 1 xícara (chá) de batata doce cozida e amassada.
Mexa até desgrudar do fundo da panela e leve à geladeira por cerca de 1 hora. Depois, retire, faça bolinhas e passe em raspas de chocolate.

 

Os comentários estão encerrados.

Dúvidas? Confira nosso FAQ