As novas regras do cartão de crédito

As novas regras do cartão de crédito

Quase 8 em cada 10 brasileiros têm dívidas no cartão de crédito, segundo pesquisa divulgada em março pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Um número preocupante, ainda mais quando recordamos que as tarifas de juros do cartão de crédito e cheque especial estão entre as mais altas. Você faz parte do grupo que está nessa lista? Então é bom ficar esperto e manter-se sempre informado. Sabia, por exemplo, que as regras do cartão de crédito mudaram com o objetivo de diminuir os juros? Se ainda não entendeu muito bem como essas alterações atingem na sua vida, confira o post abaixo. É um resumo de tudo o que você precisa saber sobre o que foi apresentado há um mês atrás pela Federação Brasileira dos Bancos e Conselho Monetário Nacional.

Novas regras do cheque especial

Anteriormente das regras entrarem em vigor, os clientes que não pagavam o menor valor da fatura em dia e iam para a categoria rotativa não regular, que tem uma taxa de juros mais cara que a cobrada dos clientes regulares. Agora, a taxa passa a ser apenas uma, tanto para os clientes inadimplentes quanto para os que quitam as faturas em dia. Em abril, a taxa de juros média para o rotativo não regular, para os clientes que permaneciam com contas em atraso, era de 14,29% ao mês, enquanto o rotativo regular era de 10,70% ao mês. Independentemente da mudança, as companhias estão liberadas a reivindicar a multa e os juros em caso de tardamento – 2% de multa e 1% ao mês de juros de mora, como em outras operações de crédito.

Pagamento mínimo

Outra alteração foi no pagamento mínimo da fatura. Antes, o cliente deveria pagar pelo menos 15% do total da fatura. Agora, esse valor pode ser determinado por cada instituição financeira, que pode estabelecer com o seu comprador qual o mínimo a ser pago. Com essa regra, os bancos poderão igualar-se com seus clientes algo que seja mais encaminhado com a realidade de cada um, permitindo que disponibilizem produtos distintos para perfis diversos.

Importante: qualquer alteração deve ser comunicada ao cliente com pelo menos 30 dias de antecedência.

Vale ressaltar que essa não é a única modificação que o rotativo do cartão de crédito teve nos últimos tempos. Em abril do ano passado, o Banco Central já anunciou providências para tentar conter o endividamento de muitos brasileiros. Na época, as regras limitavam o pagamento mínimo da fatura a um mês, já que antes o restante da dívida do mês que se pagava apenas os 15% eram passados para o mês seguinte, quando a conta vinha com o saldo da dívida do mês anterior com juros. Caso o cliente não tivesse novamente como pagar a conta totalmente, outra vez ele poderia pagar o mínimo como no mês anterior, ficando o restante mais os juros sobre ela para a fatura seguinte. Essa foi uma forma de acabar com a bola de neve que esse tipo de pendência financeira se tornava na vida de muitas pessoas.

Como evitar as dívidas no cartão?
  • Não use o cartão para complementar a renda
    Programe-se e use seu dinheiro conforme suas condições e ganhos reais. Não possibilite usar o cartão como uma renda complementar, dando a falsa impressão que aquele é realmente uma quantia sua, gastando mais do que recebe e ignorando que terá que pagar por ele depois. Aos poucos, entre um gasto e outro, você poderá acabar endividado.
  • Livre-se dos cartões extras
    Se controlar um cartão já pode ser difícil, imagine quando são dois, três ou mais. Mantenha um cartão primordial, saiba seu limite e tenha controle sobre todos os gastos que você tem com ele.
  • Avalie cada compra
    O cartão não precisa ser um vilão, desde que utilizado com cuidado. No caso de uma compra maior, por exemplo, que você não tenha bastante dinheiro para pagar, ele pode ser uma boa saída. Prefira sempre por menos parcelas, para não ter juros, desde que sirvam no seu bolso. Coerentemente, se a compra puder esperar, reserve uma quantia mensalmente para pagar a vista e ter um bom desconto.
  • Pague em dia
    Já dizemos por aqui que o cartão de crédito é uma das contas significantes que não podem ficar para trás, precisamente por conta dos juros. Pagando apenas uma parte ou até tardando, acabará produzindo dívidas que podem comprometer seriamente seu orçamento. Considere sempre pagar 100% da fatura e, caso não seja possível, tente renegociar antes que a situação se complique.

Agora você já viu o que mudou com as novas regras do rotativo e ainda viu algumas dicas para evitar o endividamento com o cartão de crédito. Mas lembre-se: opte pelo pagamento a vista e para economizar ainda mais nas suas compras use SavPrice.

Os comentários estão encerrados.

Dúvidas? Confira nosso FAQ