A pandemia do coronavírus trouxe diversas mudanças para todo o mundo, entre elas as restrições ao deslocamento de consumidores, trabalhadores e de bens de consumo, o que impactou a logística dos negócios, atividades diárias e as interações pessoais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Bain & Company com 2 mil brasileiros e que apurou a intenção de hábitos de consumo assim que o risco da covid-19 esteja controlado, agora com a vacinação e fim das restrições impostas pela pandemia, os brasileiros ficarão mais propensos a ir aos cinemas (57%), frequentar bares e restaurantes (65%) e fazer compras em lojas físicas. Segundo a pesquisa, o montante de respondentes que não realizara essas atividades desde o início da pandemia foi de, respectivamente, 79%, 65% e 60%. Além disso, quase 40% dos brasileiros pretendem viajar de avião e se hospedar em um hotel.

A pesquisa também mostra grande alteração na forma com que os brasileiros gastam. O foco era supermercado, delivery e saúde, mas o estudo mostra que há uma demanda reprimida por várias categorias que os consumidores esperam gastar mais no futuro, principalmente em viagens, comida, bebida e beleza. De acordo com o estudo, as áreas de consumo que terão impacto no pós-pandemia serão as seguintes: alimentação; consumo de álcool; beleza; entretenimento; e condicionamento físico.

Segundo a Bain, a pandemia da covid-19 impactou a maneira como o consumidor se relaciona com seus hábitos de compra, e muitos desses comportamentos adquiridos devem se prolongar após o fim da pandemia.

Os comentários estão encerrados.

Dúvidas? Confira nosso FAQ